VEJA VÍDEO

Abilio faz retratação a pedido do MP após incentivar demissões

· 1 minuto de leitura
Abilio faz retratação a pedido do MP após incentivar demissões

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), atendeu o Ministério Público do Trabalho de Mato Grosso que emitiu uma recomendação ao chefe do executivo recomendando que ele se abstenha de orientar ou instigar empregadores a adotarem práticas de perseguição, retaliação ou dispensa de trabalhadores(as) em razão de orientação político-partidária, inclusive de incentivar a manutenção de “listas” e “prints” para fins de monitoramento ideológico ou imposição de sanções.

MPT concedeu prazo para que Brunini divulgue, em seu perfil pessoal no Instagram, um vídeo de retratação pública, com duração mínima de 1 (um) minuto, em linguagem clara e acessível, no qual reconheça expressamente que a orientação anteriormente divulgada é incompatível com a Constituição da República de 1988, com as normas internacionais de direitos humanos e com a legislação trabalhista antidiscriminatória, com especial atenção à tutela dos direitos humanos e fundamentais à igualdade, à liberdade política e ideológica, à liberdade de expressão e ao trabalho em condições dignas.

O prefeito usou suas redes sociais após a ordem de prisão dada pelo ministro do STF, Alexandre de Moraes, contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Abilio aconselhou seus seguidores a registrarem publicações de opositores para, no futuro, revidar.

“A gente tem visto também nas redes sociais algumas pessoas comemorando. Guarde, guarde prints, guarde mensagens. Um dia, um dia, você terá a oportunidade de revidar... Se você é empresário e tem alguém dentro do seu trabalho que está agindo contra os valores que você prega na sua empresa. Na hora que ela tropeçar, manda embora”, disse na época.