O secretário de Comunicação da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Coronel Henrique Santos, em entrevista ao Veja Bem MT, durante esta semana, comentou sobre o primeiro prêmio de Jornalismo da Casa de Leis, que prevê uma premiação de R$ 200 mil.
Além do prêmio, duas palestras serão realizadas sobre fake news, inteligência artificial, temas relacionados à eleição. Os dois convidados são Fernando Mitre e Marcelo Vitorino.
Estão abertas e seguem até esta sexta-feira 23, as inscrições para as palestras no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, às 19 horas.
Destinadas a profissionais e universitários da área de Comunicação, os interessados podem se inscrever direto no portal al.mt.gov.br ou AQUI, para se inscrever gratuitamente e garantir o certificado de participação.
Autor do livro “Nos Bastidores da Tevê – Debate na Veia”, Fernando Mitre ministrará a palestra “A missão do jornalismo na cobertura ética de uma eleição”, na qual abordará os desafios da atuação jornalística em períodos eleitorais, a intensidade da polarização partidária e o combate à desinformação.
Já Marcelo Vitorino apresentará a palestra “A inteligência artificial como aliada da comunicação”, trazendo reflexões práticas sobre o uso de ferramentas de IA no cotidiano dos profissionais da área.
Santos destaca que esse debate antecede o clima de expectativa para a grande revelação dos vencedores do 1º Prêmio ALMT de Jornalismo, que integra a programação especial dos 190 anos da ALMT.
“É fundamental que os profissionais fiquem atentos ao prazo de inscrição. Basta acessar o link disponível na página da ALMT e confirmar. Esse é um momento histórico, pois o prêmio nasce com a proposta de valorizar todos os comunicadores que atuam na construção da informação em Mato Grosso, incluindo também os universitários”, destacou o secretário-adjunto José Marques.
Prêmio – Troféu Parlamento é um concurso para premiar talentos, reconhecer jornalistas regionais e destacar a relevância de suas contribuições para a sociedade mato-grossense, por meio da divulgação de assuntos discutidos em sessões plenárias, comissões permanentes e temporárias, audiências públicas que resultam em leis e ações produzidas pelo Poder Legislativo de Mato Grosso.
O 1º Prêmio de Jornalismo da ALMT recebeu 293 inscrições de trabalhos de profissionais de comunicação de todo o estado. Durante a cerimônia, serão premiados os trabalhos classificados em primeiro, segundo e terceiro lugares, reconhecendo a excelência e o compromisso com a informação de interesse público. O 1º lugar será premiado com R$ 20 mil.