O presidente estadual do Partido dos Trabalhadores de Mato Grosso, deputado Valdir Barranco, usou suas redes sociais nesta segunda-feira (21) para denunciar um episódio de discurso de ódio ocorrido durante a 57ª Expoagro, em Cuiabá.
O parlamentar acusou o locutor Cuiabano Lima de proferir ofensas políticas graves e anunciou que o PT tomará medidas judiciais.
“O que vimos neste fim de semana na Expoagro foi mais um episódio inaceitável de ódio político e intolerância, alimentados por quem deveria promover cultura, respeito e convivência democrática”, afirmou Barranco.
A reação do deputado veio após o locutor de rodeio, durante apresentação pública, atacar eleitores de esquerda com palavrões e agressões verbais, chegando a xingar a esquerda.
Diante de uma multidão e em um evento com apoio de instituições públicas, Lima teria dito ao microfone: “Aqui é Bolsonaro, porra! Vão pra puta que pariu!”, mirando os apoiadores da esquerda.
Para Barranco, a fala não se trata de liberdade de expressão, mas de crime. “Isso não é opinião. Isso é discurso de ódio. Isso é crime!”, disparou.
Além do locutor, a direção da Expoagro também será acionada judicialmente, por permitir ou se omitir diante da conduta ofensiva. O deputado afirmou que Lima responderá criminal e civilmente pelos seus atos, e os organizadores do evento deverão responder por conivência ou negligência.
“Em um estado como Mato Grosso, onde vivemos uma grave polarização e o avanço da violência política, discursos irresponsáveis como esse precisam ser combatidos com firmeza. Não é apenas um ataque verbal, é uma tentativa de intimidar, excluir e silenciar milhões de brasileiros que pensam diferente”, escreveu Barranco.
O parlamentar encerrou seu posicionamento com um recado firme: “O Brasil é uma democracia, e a divergência faz parte dela.
O que não é aceitável é o ódio, a grosseria e a tentativa de calar o outro. Seguiremos firmes na luta por um Mato Grosso onde todos e todas tenham espaço com coragem, com respeito e com justiça. Diante do ódio, não aceitaremos o silêncio”.
A assessoria jurídica do PT-MT pretende dar entrada na ação judicial ainda nesta semana.
Separando o joio do trigo
Após a repercussão do caso, Barranco publicou uma nota em suas redes sociais, reafirmando seu respeito e admiração aos locutores de rodeio de Mato Grosso, reforçando que sua crítica se restringe à postura do locutor Cuiabano Lima.
“Vocês não apenas anunciam competições. Vocês conduzem emoções, mantêm viva a cultura sertaneja e enchem de orgulho os corações que vibram com o som do berrante e a energia da arena”, disse o deputado em sua postagem.
Ele também destacou o papel fundamental do Sindicato dos Profissionais de Comunicação Cultural e Artística (SPCCAR) na valorização e defesa da categoria.