O deputado estadual Eduardo Botelho (União Brasil-MT) direcionou críticas à Energisa, concessionária responsável pela distribuição de energia elétrica em 79 municípios do estado.
O parlamentar cobrou explicações e soluções para os problemas crônicos de fornecimento, que, segundo ele, têm se tornado frequentes e prejudicado a população, o comércio, a indústria e o agronegócio.
"Não é admissível que cidadãos fiquem horas, às vezes dias, sem energia elétrica, com prejuízos a alimentos na geladeira, a equipamentos eletrônicos e ao funcionamento de estabelecimentos comerciais", afirmou o deputado.
O parlamentar enfatizou que os cortes afetam diretamente a economia.
Ele questionou se os investimentos em manutenção e melhoria da rede de distribuição têm sido suficientes e cobrou da Energisa um plano de ação concreto para aumentar a resiliência da rede, especialmente diante de eventos climáticos, que, segundo os relatos, nem sempre são a causa dos problemas.
O deputado encaminhou ao Governo Federal um relatório com base em várias audiências públicas sobre a renovação de contrato da Energisa com a distribuição de energia para Mato Grosso.
O relatório, segundo Botelho, apresenta uma enxurrada de críticas contra a concessionária.