A delegação de Mato Grosso conquistou um feito histórico no Campeonato Sul-Americano de Parajiu-jitsu, em Salvador, Bahia. Liderada pela diretora jurídica da Associação Mato-Grossense de Jiu-Jitsu Paradesportivo (AMTJJP), Lais Magalhães, a equipe conquistou um total impressionante de 26 medalhas.
Essa vitória é ainda mais significativa quando se conhece a jornada dos atletas. De Barra do Garças, eles enfrentaram 42 horas de viagem de ônibus para competir, uma prova de dedicação e sacrifício.
A conquista só foi possível graças ao apoio crucial da "madrinha do Parajiu-Jitsu", a Primeira-Dama Virgínia Mendes, e do Deputado Estadual Max Russi. Esse suporte, com sensibilidade e compromisso, transformou realidades e serve de exemplo para o país, mostrando que investir no paradesporto é investir em dignidade, inclusão e sonhos que não conhecem limites.

Com o desempenho espetacular no Sul-Americano, a equipe de Mato Grosso garantiu sua vaga no Mundial em Bangkok, na Tailândia.seguindo o caminho paralimpico. e tambem vaga no Mundial profissional em Abu dhabi
A Jornada de Superação que Levou ao Ouro
O grande destaque da delegação é o atleta Kaike Angelim. Sua história de resiliência e foco é uma inspiração para todos. Antes de um grave acidente que o deixou paraplégico, Kaike já era um nome de peso no esporte, com o título de campeão mundial de jiu-jitsu. Mas foi depois do seu maior desafio que ele se tornou um ícone de superação.
Em julho de 2024, Kaike fez seu retorno aos tatames, conquistando uma medalha de bronze no Grand Slam. Três meses depois, conquistou a prata no Mundial em Abu Dhabi. A vitória mais doce veio no Sul-Americano, onde ele subiu ao topo do pódio e venceu o mesmo adversário que o havia derrotado em sua primeira luta após o acidente. Foi a prova de que sua "volta por cima" veio com força total.
A alegria de Kaike foi ainda maior por poder celebrar a conquista com seu irmão, João Angelim, de 17 anos. Em sua primeira competição de parajiu-jitsu, João, que já passou por mais de 50 cirurgias, também se sagrou campeão sul-americano, mostrando que a força e a superação são uma característica de família.
Com sua vitória, Kaike garantiu a classificação para duas competições de grande importância: o Mundial em Bangkok, na Tailândia, que faz parte do caminho para as paralimpíadas, e o Mundial Profissional em Abu Dhabi.