O Corpo de Bombeiros localizou na manhã desta quinta-feira (1º) o corpo do piloto Vando Celso Almeida, 64, desaparecido desde o naufrágio de uma lancha no Lago do Manso, em Chapada dos Guimarães, no último domingo (28).
Com a descoberta, foram encerradas as operações de busca, que duraram cinco dias e mobilizaram uma força-tarefa especializada.
Na quarta-feira (31), os bombeiros já haviam encontrado o corpo do empresário Lucas Yerdliska, que também estava na embarcação.
As condições do lago, com grande profundidade, águas geladas e pressão subaquática, retardaram a flutuação dos corpos.
“É um lago muito profundo, com água muito gelada, o que faz com que o corpo demore para emergir. Como já era esperado, ele apareceu agora no quarto dia de buscas”, explicou o tenente-coronel Souza, do Corpo de Bombeiros.
Sobreviventes e operação de resgate
Além do piloto e de Lucas Yerdliska, estavam na lancha a esposa de Lucas, Camila Porto Mazzaron, e os dois filhos do casal, que sobreviveram ao acidente.
O filho mais velho, de 6 anos, usando colete salva-vidas, nadou até a margem e pediu socorro a moradores. Camila e o bebê de 1 ano foram resgatados à deriva horas após o naufrágio.
A operação contou com cerca de oito bombeiros em ação direta, sendo quatro mergulhadores, além do uso de drones e sonares para mapear o fundo do lago. Familiares de Lucas acompanharam os trabalhos no local.
Segundo relatos, a esposa teve uma queda de pressão ao ser informada da localização do corpo, sendo atendida imediatamente pela equipe.
As causas do acidente, ocorrido após uma mudança repentina no tempo que causou ondas altas e tombamento da embarcação, seguem sob investigação da Polícia Civil.