O vereador por Cuiabá, Tenente-Coronel Dias (Cidadania), encerrou a representação por quebra de decoro parlamentar contra o vereador Chico 2000 (sem partido), após ter sido agredido verbalmente no dia 7 de outubro, no plenário da Câmara Municipal. Á época, o militar chegou a ser xingado de "bosta" pelo experiente colega.
O comunicado oficial aconteceu nesta terça-feira (03), depois que Dias aceitou o pedido de desculpas realizado presencialmente pelo decano da Câmara.
“O acionei por quebra de decoro parlamentar porque a situação foi grave e cabiam medidas competentes. Fui categórico ao afirmar que não aceitaria qualquer retratação. Após enviar cartas por meio de outros parlamentares, hoje o vereador Chico me procurou, pediu desculpas reconhecendo sua falha grave e eu as aceitei no espírito de conciliação e em respeito à manutenção de um ambiente democrático saudável”, enfatizou Dias, reforçando que a iniciativa demonstra intenção de não reincidência.
A decisão do vereador evita que Chico 2000 receba medidas disciplinares mais gravosas até de cassação, conforme previsto pela Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Casa de Leis.
Em documento enviado à Comissão de Ética, Chico 2000 também reconheceu ter extrapolado no uso das palavras durante a sessão e reafirmou seu compromisso com o respeito institucional.
Com o caso oficialmente encerrado, Dias reiterou a necessidade de que todos os parlamentares mantenham decoro, equilíbrio e civilidade nas discussões legislativas, mesmo diante de divergências políticas.
“Que o episódio sirva de lição e reafirme nosso compromisso com o respeito e a institucionalidade”, finalizou.