A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra) publicou nesta quinta-feira (26), a ordem de serviço que autoriza o início dos trabalhos do Consórcio Integra BRT, responsável pela conclusão do primeiro lote das obras do Sistema BRT (Bus Rapid Transit) em Cuiabá e Várzea Grande.
O contrato, no valor de R$ 155,1 milhões, prevê a finalização de trechos do corredor que liga a Avenida do CPA, em Cuiabá, até o Terminal de Várzea Grande. A execução deve ocorrer em até 180 dias a partir da publicação da ordem.
Etapas das obras
Nas primeiras semanas, o consórcio atuará na elaboração dos projetos executivos. Após a aprovação, as obras físicas serão iniciadas.
O contrato abrange:
- Trecho da Avenida do CPA entre o Viaduto da Sefaz e a Defensoria Pública;
- Trecho da Avenida Tenente-Coronel Duarte (Prainha), entre o CREA e a ponte Júlio Müller;
- Trecho em Várzea Grande, entre o Aeroporto Marechal Rondon e o novo terminal de passageiros.
Além disso, estão previstas obras de drenagem na Avenida Tenente-Coronel Duarte, próximo ao Shopping Popular – área frequentemente afetada por alagamentos.
A drenagem da Bacia da Prainha será realizada pela concessionária Águas Cuiabá, em parceria com a Prefeitura.
Obras em andamento
Atualmente, o Consórcio Construtor BRT executa a concretagem das pistas nas proximidades do bairro Morada do Ouro, em Cuiabá.
A previsão é liberar o trânsito no cruzamento em frente ao bairro na próxima semana. Também já foi feito o recapeamento da Avenida do CPA nas imediações do CREA.
Em Várzea Grande, as equipes estão corrigindo falhas no asfalto de trechos já executados.
A partir deste sábado, será iniciada a concretagem do último cruzamento da Avenida do CPA, na altura da Rua Alenquer (próximo ao Ginásio Verdinho).
O local ficará interditado por cerca de 20 dias. Durante esse período, haverá uma rota de desvio para as linhas de ônibus, com entrada pela Rua Marzagão, passando pela Avenida Osasco até a Rua Alenquer. Um novo semáforo será instalado no cruzamento temporário.
As obras seguem dentro do cronograma previsto no acordo de rescisão com o antigo consórcio, com conclusão prevista para agosto.
Novos lotes
Para acelerar a implantação do Sistema BRT, o Governo do Estado optou por dividir as obras em vários lotes. Um segundo ramal está previsto para ligar a região do Coxipó ao centro de Cuiabá.
Serão licitadas separadamente:
- As obras nas Avenidas Fernando Corrêa da Costa e Coronel Escolástico;
- Construção dos terminais;
- Instalação das estações;
- Obras especiais (como pontes e viadutos);
- Sinalização viária;
- Sistema de Transporte Inteligente (STI).
Com a divisão em lotes, o governo espera maior agilidade na execução do projeto de mobilidade urbana que deve beneficiar milhares de usuários diariamente.