O Hospital Universitário Júlio Müller, da Universidade Federal de Mato Grosso (HUJM-UFMT/Ebserh), realiza esta semana ações para marcar o Dia Mundial de Luta Contra a Aids e o Dezembro Vermelho (mês de prevenção contra Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis).
Nessa terça-feira (02/12) será realizado, na sala de espera do Ambulatório 3, uma ação de educação em saúde, com o tema “Dezembro Vermelho: É possível envelhecer com a infecção pelo HIV mantendo a qualidade de vida!”, para pacientes, acompanhantes e colaboradores.
Na próxima terça-feira (09/12) haverá uma capacitação para a comunidade hospitalar (profissionais de saúde, residentes, professores e acadêmicos) no Anexo Didático, com o tema "Envelhecendo com HIV", ministrado pela médica infectologista Tatiana Fortes, do HUJM-UFMT.
No dia 11/12 também acontece uma capacitação para a comunidade hospitalar, com o tema “HIV e comorbidades”, com o médico infectologista Flávio Basili, do HUJM-UFMT.
Durante todo o mês de dezembro serão disponibilizados autotestes de HIV no Ambulatório 3 do Hospital.
“As ações ajudam a reforçar informações confiáveis, combater fake news e promover práticas de autocuidado e prevenção. A educação em saúde no ambulatório contribui para acolher, orientar e empoderar os usuários, favorecendo a adesão ao tratamento, o entendimento sobre envelhecimento com HIV e a redução do estigma. As capacitações oferecem conhecimento atualizado sobre manejo clínico, comorbidades, linhas de cuidado e desafios do envelhecimento com HIV, qualificando o atendimento prestado pela instituição. A participação de residentes, docentes, acadêmicos e profissionais fortalece o ciclo formativo e promove práticas assistenciais baseadas em evidências”, explica a Chefe de Unidade Vigilância em Saúde do HUJM-UFMT, Rayssa Basilio dos Santos Arantes.
Dia Mundial
O dia 1º de dezembro foi instituído em 1988 como o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS.
Esta data tem a função primordial de alertar a sociedade global sobre a doença e a necessidade de prevenção, diagnóstico, tratamento e combate ao preconceito.
É também um dia para lembrar e honrar a memória dos milhões de pessoas que já morreram em decorrência de doenças relacionadas à AIDS em todo o mundo.
Rede Ebserh
O HUJM-UFMT faz parte da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Rede Ebserh) desde novembro de 2013.
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.