O Hospital Universitário Júlio Müller, da Universidade Federal de Mato Grosso (HUJM-UFMT), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), promove neste sábado (13/9), a partir das 7h, um conjunto de ações que visam a redução de filas e ampliação do acesso da população a atendimentos especializados no Sistema Único de Saúde (SUS).
O mutirão integra os programas “Dia E - Ebserh em Ação” e “Agora Tem Especialistas”, do Ministério da Saúde (MS), e ocorrerá, de forma simultânea, em todos os hospitais universitários federais da Rede Ebserh, reafirmando seu papel na assistência à saúde pública.
No HUJM-UFMT, mais de 320 procedimentos serão ofertados para pacientes já regulados para a unidade, entre eles: 20 cirurgias (10 de hérnia inguinal e 10 de hemorroida); 30 exames de videolaringoscopia; 10 ecocardiogramas pediátricos; 10 consultas de infectologia pediátrica; 14 consultas em oftalmologia geral; 25 consultas em infectologia em adultos; 30 espirometrias; 20 consultas ginecológicas; 15 exames de ultrassonografia; cinco procedimentos de colposcopia e traquelectomia; 40 consultas de risco cirúrgico; 10 exames ergométricos; 10 ecocardiogramas; 10 exames de MAPA; cinco exames de Holter; 30 exames de eletrocardiograma; e 30 exames de imagens (20 de raio X e 10 tomografias computadorizadas sem contraste), além de ações educativas nas salas de espera com a equipe do Serviço Social e ações educativas sobre disfunções e desenvolvimento oral de bebês.
O último mutirão da Rede Ebserh, ocorrido no dia 07 de julho de 2025, realizou 12.464 procedimentos.
O esforço concentrado em todo país permitiu a realização de 10.160 exames, 1.244 mil consultas e 1.060 cirurgias.
Mais de 2 mil médicos, professores, residentes, estudantes de graduação e outros trabalhadores da saúde atuaram.
Dentre os procedimentos ofertados constavam cirurgias de média e alta complexidade, consultas especializadas e exames de imagem, como radiologia convencional, ressonância magnética, tomografia, ultrassonografia, mamografia, endoscopia, colonoscopia e biópsias.
As especialidades atendidas foram: oncologia, cardiologia, ortopedia, oftalmologia e saúde da mulher, conforme as demandas de cada localidade.
Rede Ebserh
O HUJM-UFMT faz parte da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Rede Ebserh) desde novembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.