O Hospital Universitário Júlio Müller, da Universidade Federal de Mato Grosso (HUJM-UFMT), administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) promoverá, no dia 13/12 (sábado), o mutirão do “Dia E - Ebserh em Ação”, vinculado ao Programa “Agora Tem Especialistas”, do Ministério da Saúde (MS). Estão previstas a realização de mais de 260 cirurgias, exames e consultas.
O Dia E visa a redução de filas nas principais especialidades, aumentando o acesso da população a atendimento especializado no Sistema Único de Saúde (SUS), e ocorrerá, de forma simultânea, em todos os 45 hospitais universitários federais da Rede Ebserh, reafirmando seu papel na assistência à saúde pública.
Estão agendados no HUJM-UFMT 10 cirurgias de hérnia inguinal e umbilical, 30 exames de videolaringoscopia, 10 exames de audiometria, 10 exames de espirometria, oito exames de ecocardiograma pediátrico, 20 exames de ecocardiograma adulto, 10 consultas especializadas em infectologia pediátrica, 15 consultas de risco cirúrgico, 15 consultas para capsulotomia a laser, 20 consultas de infectologia, 10 procedimentos oftalmológicos de implante de lente intraocular, 10 testes de orelhinha, e 78 exames como mamografia, ultrassonografia e tomografia.
Rede Ebserh
O HUJM-UFMT faz parte da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Rede Ebserh) desde novembro de 2013.
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.