Uma pesquisa realizada pelo instituto Inteligência, Pesquisa, Comunicação e Marketing, apontou que o governador Mauro Mendes (UB) deverá ser um dos eleitos para o Senado Federal, no pleito de 2026.
Segundo a amostragem, a segunda vaga deverá ser alvo de uma disputa acirrada entre o deputado federal José Medeiros (PL) e a deputada estadual Janaina Riva (MDB).
De acordo com o instituto IPCM, na modalidade espontânea, onde os nomes não são apresentados aos entrevistados, quem lidera a corrida eleitoral ao Senado é o governador Mauro Mendes, com 12,3%, seguido pelo deputado federal José Medeiros (PL), com 4,1%.
Na terceira posição, aparece a deputada estadual Janaina Riva (MDB), com 3,9%, a frente do ministro da Agricultura e senador licenciado, Carlos Fávaro (PSD), com 3,1%.
Na quinta colocação ficou o senador Jayme Campos (UB), com 2,4%, a frente do ex-governador Pedro Taques (sem partido), com 1,2%.
A lista segue com a senadora Margareth Buzetti (PP), com 1,1% e o ex-presidente da Aprosoja, Antônio Galvan, com 0,9%.
Segundo o instituto, 68% dos eleitores estão indecisos e outros 3% não souberam responder ou afirmaram que votarão em branco.
Medeiros, com 8%. Na quarta colocação, está o senador Jayme Campos, com 7,5%, a frente de Carlos Fávaro, com 5,38%, e Pedro Taques, com 4%.
A lista tem ainda Antônio Galvan, com 3%, e Margareth Buzetti, com 2,2%.
Brancos e nulos somam 2%, indecisos totalizam 15,92% e outros 4% não responderam.
Como no próximo pleito o eleitor poderá escolher dois nomes ao Senado, o instituto questionou quem será a segunda opção de voto dos entrevistados.
Nesta modalidade, Mauro Mendes apresentou 13,2%, a frente de Janaina Riva, com 12,46%, e José Medeiros, com 8,2%. Jayme Campos registrou 6,5%, seguido por Carlos Fávaro, com 6,2%, e Margareth Buzetti, com 4,8%.
Finalizam a listagem Pedro Taques, com 2,8%, e Antônio Galvan, com 2%.
Os indecisos somaram 25,84%, enquanto 15% não responderam e outros 3% disseram votar branco ou nulo.
O Instituto Inteligência, Pesquisa, Comunicação e Marketing (IPCM) ouviu 1,2 mil eleitores entre os dias 6 e 9 de novembro de 2025.
A margem de erro da pesquisa é de 2,8 pontos percentuais, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%.
REJEIÇÃO
A pesquisa também questionou aos eleitores sobre quem eles não escolheriam de forma alguma para o Senado.
De acordo com a amostragem, o nome que apresentou o maior índice, nesse sentido, foi Jayme Campos, apontado por 10% dos entrevistados, seguido por Pedro Taques e Mauro Mendes, empatados com 7%.
Janaina Riva registrou 5%, enquanto Carlos Fávaro e José Medeiros registraram 2%.
Antônio Galvan e Margareth Buzetti, com 1%, finalizam a lista. Segundo o instituto, 45% estão indecisos, 14% não responderam e 6% apontaram que não rejeitam ninguém.