Um adolescente de 17 anos morreu após ser baleado em uma operação da Polícia Militar na tarde de quinta-feira (5), no bairro Vila Nova, em Alta Floresta (a 791 km de Cuiabá).
Segundo relato da PM, uma equipe realizava patrulhamento tático na região quando avistou três indivíduos em atitude suspeita na Rua Vila Nova. Ao notarem a presença dos policiais, os suspeitos fugiram em direção a uma área de mata próxima. Um deles, vestindo short cinza e camisa branca, corria com a mão na cintura, segurando um objeto que aparentava ser pesado.
Os policiais afirmam que ordenaram verbalmente que parassem, mas não foram obedecidos. Além do adolescente citado, os outros dois suspeitos usavam camisa creme com calça jeans e camisa de time de futebol, respectivamente.
A equipe pediu reforço por rádio para realizar um cerco e seguiu os indivíduos a pé. Dentro da mata, depararam-se com um dos suspeitos armado. Mesmo após nova ordem para que largasse a arma, ele efetuou um disparo na direção dos policiais.
De acordo com a PM, diante da iminente ameaça, os militares reagiram com uso proporcional de força letal. O suspeito foi atingido e ainda apresentava sinais vitais. Foi solicitado imediatamente apoio médico.
O adolescente foi levado ao Pronto-Socorro de Alta Floresta, mas não resistiu aos ferimentos e foi declarado morto na unidade de saúde. O local do confronto foi isolado e preservado para a perícia da Politec e investigação da Polícia Judiciária Civil.