GAECO INVESTIGA

O sonho do apartamento de luxo vira pesadelo em Itapema (SC); veja como não cair em golpe

· 2 minutos de leitura
O sonho do apartamento de luxo vira pesadelo em Itapema (SC); veja como não cair em golpe

A promessa era de apartamentos de luxo em condomínios de alto padrão no litoral de Santa Catarina.

A realidade, no entanto, se revelou um dos maiores esquemas de fraude imobiliária da história do estado.

O Grupo de Atuação de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) prendeu um empresário e seus familiares, desmontando a engrenagem de um golpe que deixou centenas de compradores com prejuízos milionários.

A operação, batizada de "Black Flow", cumpriu mandados em cinco estados, incluindo cidades como Itapema, Porto Belo, Joinville, São Paulo e Rio de Janeiro.

A Engrenagem do Golpe

A estratégia da construtora era aparentemente simples, porém devastadora.

A empresa lançava empreendimentos de luxo sem a devida autorização dos órgãos municipais.

Com projetos sedutores e marketing agressivo, vendiam as unidades ainda na planta, captando milhões em recursos dos futuros proprietários.

O dinheiro entrava, mas as obras não saíam do papel. Segundo as investigações, mais de 15 empreendimentos foram lançados, mas apenas um foi entregue, e mesmo este está repleto de irregularidades, tornando a moradia inviável.

Os investidores, que acreditaram no sonho da casa própria ou de um bom negócio, foram presenteados com o que os promotores chamam de "o maior golpe contra compradores de imóveis em Santa Catarina": terrenos vazios e o prejuízo de um investimento que nunca se concretizou.

COMO NÃO CAIR NO GOLPE

"Em oito anos no mercado imobiliário, atuando em Itapema, Porto Belo e Balneário Camboriu, é um primeiro evento negativo que tenho conhecimento, patrocinado por um grupo de pessoas proveniente de outro Estado, o Rio de Janeiro, que aplicaram esse prejuízo nas pessoas", disse o corretor cuiabano coronel Wilson Batista.

Segundo ele, quando adquirir um imóvel, que representa um sonho de vida da pessoa, é importante ter profissionais qualificados, honestos, transparentes, que possam apresentar construtoras comprometidas com a realização desses sonhos.

Importante salientar que não se pode colocar o sonho na aquisicão de um imóvel, enxergando somente o preço, e não analisar questões mais profundas do mercado imobiliário.

"Por exemplo, não existe “almoço grátis”, um imóvel quando é ofertado com valor muito abaixo do valor de Mercado, importante ficar alerta. Se perguntar e buscar saber, por que aquele valor tão diferente?", complementou.

Ainda de acordo com o corretor cuiabano, "temos exemplos ao longo dos anos o comportamento dos valores de imóveis ao longo do tempo, por exemplo: apartamento compacto de luxo, até 2018 era comercializado por R$370.000 aproximadamente, pra ser entregue em 2022. Aí em 2025 você receber oferta de valor que se vendia em 2018 a conta não vai fechar. não caia em cilada".

Ao investir aqui em Itapema, Porto Belo, Balneário Camboriu ou outras cidades do Brasil, importante ter essas seguintes regras, nas quais eu opero para realizar o atendimento aos meus clientes, são elas:

✅Segurança buscar informaçoes.

✅Procurar um corretor qualificado. As redes sociais servem como um inicio de pesquisa. O próprio Creci pode ter informações sobre o profissional, se possui ou não algum registro de reclamação.

✅Honestidade do profissional no oferecimento das informações.

✅A Construtora que lhe é apresentada, possui: Quanto Tempo no Mercado Imobiliário, Tem Histórico de Entrega de obras construidas, Possui qualidade construtiva, tem como verificar quais as obras entregues.

✅ verificar as Certidões.

Para mais informações fale com Wilson Batista, telefone (48) 99176-6985.