SANDRA ALVES

Que tipo de amigo você é? Cuidado com as boas companhias!

SANDRA ALVES
· 4 minutos de leitura
Que tipo de amigo você é? Cuidado com as boas companhias!

Ter muitos amigos, ou estar sempre rodeado de pessoas, na visão superficial da sociedade pode significar que a pessoa é popular, admirada, desejada, bem resolvida e poderosa socialmente. Pode indicar ainda, sociabilidade, boa comunicação e carisma.

A influência que os amigos exercem na nossa vida é um assunto que merece muito da nossa atenção.

Amigos são muito mais do que apenas companhia, eles funcionam como campos de energia, espelhos emocionais e arquitetos silenciosos do nosso comportamento.

Muitos de nós crescemos ouvindo a frase: “me diga com quem tu andas e eu te direi quem és”, e têm ainda aquela frase que quase toda mãe fala: “cuidado com as más companhias”, ainda ecoam em nossa cabeça. Seria este um conselho oportuno apenas para os jovens?

A “delação premiada” está aí para provar o contrário, “pessoas éticas tem amigos, pessoas sem ética, tem cúmplices”.

Então não importa a idade, classe social ou raça, todos nós deveríamos ter a séria preocupação com as pessoas que escolhemos para andar ao nosso lado. Na realidade, escolher com quem andar é escolher quem você decide ser.

Um milhão de amigos

Roberto e Erasmo Carlos escreveram: “Eu quero ter um milhão de amigos e bem mais forte poder cantar”, será este mesmo o caminho?

Amigos de verdade são raros e ao longo da vida vão se tornando cada vez mais escassos.

É normal termos centenas e milhares de conhecidos, mas os amigos são poucos. Pessoas maduras e evoluídas têm poucos amigos.

Em todas as histórias descritas na bíblia, Deus chamou apenas um homem de “amigo”, Abraão! ( Isaías 41:8, 2 Crônicas 20:7, Tiago 2:23) Se até Deus teve um único amigo, por milênios, porque você deveria ficar espantado com a pouca quantidade de amigos que tem?

Não fique triste se tiver apenas um! Abraão se tornou amigo de Deus, não por estar perto, mas por estar alinhado. No fundo, amizade verdadeira é isso: alinhamento de propósito, visão e caráter.

Amigo da onça

Peço licença à OAB para atuar aqui como advogada da onça, e minha defesa inicial é essa: ela é magnífica! A onça representa foco, instinto apurado, poder pessoal, silêncio estratégico, força elegante.

Nada disso é negativo! Uma imagem deturpada quando a ligaram ao humano que se comporta como um falso amigo.

A expressão “amigo da onça” surgiu de uma história de humor em quadrinhos para revista “ O Cruzeiro” em 1943, pelo cartunista Péricles de Andrade Maranhão.

O personagem era um sujeito sarcástico, que fazia perguntas e comentários maldosos, em situações sociais, geralmente causando constrangimento.

O tipo de amigo que em vez de ajudar, só atrapalha. Até hoje essa expressão é usada para se referir a um falso amigo.

Mas no contexto histórico trata-se de alguém que, mesmo sem más intenções explícitas, sempre traz problemas.

É o “amigo” que te leva pra servir de alimento para a onça.

Amigo telescópio e 190

Vou falar aqui de dois tipos de amigos que se você encontrar pela vida farão toda a diferença para a sua história.

O amigo telescópio é aquele que vai estar sempre te observando, no detalhe. Não importa se de perto ou de longe, ele vai estar sempre atento a tudo que você fizer. É rápido em trazer informações que podem melhorar sua performance.

Não é maldoso, mas realista. É ele que dá aquela sacudida quando estamos distraídos ou dormindo. Aponta erros e sugere correções de rota.

O amigo 190 é aquele que está sempre pronto para te apoiar ou socorrer. O pneu furou e você está sem estepe? Lá vai ele fazer o corre e trazer a solução. Tá precisando conversar na madrugada? Ele atende sua ligação, ouve e sugere caminhos.

Quem tem estes dois tipos de amigos, pode levantar as mãos pro céu. Eles são molas que nos impulsionam em direção a realização dos nossos sonhos, mesmo os mais loucos.

O teste de amizade verdadeira

Em uma palestra famosa do historiador brasileiro e meu conterrâneo, Leandro Karnal, falando sobre celebrar conquistas e progresso pessoal ele sugere um “teste de amizade verdadeira”.

Ele diz: “Reúnam os amigos e digam: estou bem, tive sucesso, estou sendo amado, estou crescendo. Olhem para o rosto das pessoas, só um amigo verdadeiro vai sorrir e se emocionar com o seu sucesso, os outros talvez digam que você está se exibindo”.

Amigo de verdade é aquele que suporta seu sucesso, sua beleza, sua felicidade. Apoia seu crescimento, vibra com as suas conquistas, não julga, não critica, não sente inveja.

Novas amizades, novas possibilidades

Nossos amigos têm um papel importante dentro do nosso campo energético. Eles podem influenciar desde as nossas decisões mais simples: como se vestir, o que comer, onde ir, até as decisões mais profundas: terminar um relacionamento, começar um curso, mudar de vida.

O cérebro busca pertencimento e isso nos leva muitas vezes a imitar atitudes para não perder o vínculo.

Para quem está em fase de reconstrução emocional e mudança de mentalidade, a escolha de quem fará parte da nossa vida como amigo pode ser vital.

Posso dizer sem rodeios que os amigos são profetas do nosso futuro. Eles dão indício de onde iremos chegar.

E por que isso importa tanto? Porque “quem está contigo nas trincheiras, importa mais do que a própria guerra”.

Ah, e já que você chegou até aqui, que tal agora ligar para aquele seu amigo verdadeiro e dizer a ele o quanto você o ama, e o quanto ele é importante pra você.
Quem é o seu Abraão?

Sandra Alves é Mentora de Relacionamentos e criadora do Método Aliança Interna, voltado para mulheres que desejam viver o amor com consciência, maturidade e autovalor.