O Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT) julgou regulares as contas da Tomada de Contas Especial instaurada pela Companhia Mato-grossense de Mineração (Metamat), referente ao Contrato n° 009/2022.
Apesar do julgamento favorável, a Corte de Contas emitiu uma recomendação para que a empresa pública aprimore sua metodologia de elaboração de mapas comparativos de preços.
A Tomada de Contas Especial, que teve como responsáveis o ex-presidente da Metamat, Juliano Jorge Boraczynski e a empresa Tecnopoços Perfurações de Poços Artesianos Ltda, foi analisada minuciosamente pelos conselheiros do TCE-MT.
O parecer do Ministério Público de Contas, de número 2.725/2025, também apontou pela regularidade das contas, fundamentando a decisão final.
A recomendação do Tribunal de Contas à Metamat visa garantir maior eficiência e transparência nos processos de contratação e aquisição da companhia.
A melhoria na metodologia de mapas comparativos de preços é um ponto crucial para assegurar que a empresa obtenha as melhores condições de mercado em suas operações.
A Sessão de julgamento, realizada no Pleno do Tribunal de Contas de Mato Grosso, contou com a participação dos Conselheiros; Sérgio Ricardo (Presidente), Antonio Joaquim, José Carlos Novelli, Waldir Teis, Campos Neto e Guilherme Maluf, que acompanharam o voto do Relator pela regularidade das contas com a ressalva da recomendação. As informações são do site Portal Mato Grosso.